Ingredientes:
- 500g de bacalhau seco e salgado
- 500g de batatas
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 colher de chá de sal
- salsinha e cebolinha verde a gosto (+- 2 colh.)
- pimenta a gosto
- óleo para fritar
Modo de fazer:
Prepare o bacalhau: O bacalhau seco é sempre muito salgado, por isso é necessário deixá-lo de molho em água por algumas horas, tomando o cuidado de trocar a água de hora em hora. Repita a operação em 5 horas. Por último coloque o bacalhau em uma panela funda com água até cobrí-lo e leve ao fogo para ferver por uns 5 minutos. Retire, deixe escorrer em uma peneira e esfriar e depois desfie-o com as mãos. Em uma panela ponha o azeite para esquentar. Acrescente a cebola picadinha e o alho picadinho e deixe refogar sem dourar, depois junte o bacalhau desfiado e refogue rapidamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Prepare as batatas: Descasque, pique e ponha-as em uma panela funda para cozinhar em água quente. Verifique com um garfo se estão macias e retire do fogo. Deixe-as escorrer bem numa peneira e descansar um pouco para que o excesso de água evapore e depois passe-as por um espremedor de batatas.
Prepare o bolinho: Misture então o bacalhau refogadinho, a batata espremida e a farinha de trigo. Se achar que o bolinho ficou com pouca liga, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Faça pequenas bolinhas e reserve para fritar.
Frite os bolinhos: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os bolinhos um a um, com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Se eles se partirem durante a fritura acrescente mais farinha à massa para melhorar a textura. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.
Ps.: Pode-se também enrolar as bolinhas com as mãos molhadas para evitar que grudem. Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá acender quando estiver bem quente, depois retire-o. Somente frite salgados que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo seu sabor, textura e aparência.
Dica!
Sirva os bolinhos quentinhos em um refratário enfeitado com alface e pedaços de limão. Tenha a mão azeite de oliva. Essa dupla funciona muito bem juntas!!!
Ai... que água na boca!!! Minha maninha está trazendo o bacalhau, vou fazer amanhã mesmo para não perder tempo!! Hehe!