terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Oi pessoal....

Depois de um tempo "afastada" do blog, aos poucos quero colocar mais receitas conforme venho prometendo.
Quando parei de postar, fui viajar e na volta, decidi EMAGRECER!!!! Nesse tempo, eliminei 8Kg.... claro né, parei de cozinhar, de fazer comidas calóricas, com muito carboidrato e doces... Além disso, aumentei minha prática de exercícios físicos para, praticamente, todos os dias, aumentei o consumo de frutas, sucos e alimentos mais leves, em geral. Fiz dietas malucas, que me ajudaram a perder peso, mas com a prática de exercício, consegui manter, o que é mais importante para não engordar novamente. Milagres não existem, né!!! Hoje, não me privo de comer nada que gosto, mas tenho a consciência de que tenho que praticar o dobro...
Bom... não foi difícil só controlar a gula, mas a VONTADE de cozinhar. Tem dias, que sinto muuuuuita vontade de cozinhar, só que cozinhando, eu tenho "coisas" na minha geladeira... aí fica bem mais difícil de resistir.

Vou recomeçar aqui, com uma receita não muito leve... FEIJÃO TROPEIRO!
De origem mineira, o Feijão Tropeiro tem esse nome porque homens guiavam animais para carregar mercadorias no lombo de cavalos ou burros e misturavam farinha de mandioca ao feijão, que acabou ficando conhecido pelo feijão feito pelos tropeiros.

Então, segue abaixo a receita e dica: se fizer no jantar, faça cedo para ter tempo de digerir bem antes de dormir... ou pode ficar pesado!

Feijão Tropeiro



- 500g de feijão
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 2 linguicinhas calabresa
- 1/2 xícara de farinha de mandioca (prefiro torrada, mas a receita tradicional não é)
- 3 ovos
- bacon
- tempero verde
- sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe previamente o feijão e reserve. Retire o excesso de gordura e frite o bacon e a calabresa. Adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Adicione os ovos e mexa com delicadeza! Adicione os grãos do feijão e reserve o caldo, se necessário, vá adicionando aos pouquinhos, mas bem pouquinho de cada vez. Sal. Coloque a farinha de mandioca e o tempero verde a gosto. Cuidado! Se a quantidade de farinha for exagerada, adicione um pouco mais de caldo e mexa devagar. Aprecie com moderação! ;)

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário