Salgados



Panqueca de legumes





Ingredientes:

Massa para a panqueca:


- 1 ½ de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 4 colheres de óleo
- 1 pitada de sal


Recheio:


- 2 cenouras raladas
- 1 abobrinha ralada ou cortada fina
- brócolis
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- queijo mussarela em cubos


Molho:


- 1 caixinha de Molho Branco ou Molho Quatro Queijos Elegê
- queijo mussarela ralado na hora


Modo de fazer:


Massa:

Bate tudo no liquidificados. A massa deve ficar pastosa, não muito grossa. Untar uma frigideira. “Servir” a massa com um concha para facilitar e cuidar para que não fique muito grossa. Deixe dourar e reserve.


Recheio:


Refogar o alho e a cebola. Juntar a cenoura e a abobrinha, logo em seguida o brócolis. Mas cuidado, a abobrinha solta um pouco de água e para rechear o refogado deve estar bem seco. Rechear as panquecas e enrolar. Colocar em um refratário retangular. Colocar o molho sobre as panquecas e o queijo ralado sobre o molho. Levar ao forno aquecido até o queijo derreter e o molho "borbulhar".


Dica!


Cortar um queijo em cubinhos e colocar alguns pedaços no meio do refogado. Outra opção, é colocar uma fatia de queijo sobre a panqueca e o refogado de legumes por cima, enrolar e... pronto!!
Suflê de cenoura


Ingredientes:

- 2 cenouras ralada
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de óleo de soja

- 1 cebola ralada
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 1 xícara de chá de leite
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de preparo:

Rale a cenoura em um ralador fino ou no processador de alimentos. Misture todos os ingredientes. Unte uma forma com um fio de óleo e derrame a mistura nesta forma. Dexe no micro por 12 minutos em potência alta e espere ficar morno para desenformar.
Massa com "o que tinha"...

Ingredientes:

O que tiver na geladeira! Crie!
Hoje, usei:

- 250g de espaguete Barilla
- 1 cebola cortada graúda
- brócolis
- cenoura ralada
- filé cortado em cubos - pode ser de gado ou frango
- sal
- azeite de oliva

Modo de fazer:

Cozinhar a massa em água fervente. Refogar a cebola no azeite de oliva até dourar. Juntar o filé, sempre mexendo para não grudar e salgar a gosto. Separadamente, em uma frigideira umedecida com água, colocar os brócolis cortados em pedaços pequenos, em fogo baixo, também mexendo para não grudar. Com a massa pronta e escorrida, juntar na panela do filé e da cebola, a massa, a cenoura e o brócolis. Azeite de oliva a gosto e misturar.

Ps.: essa massa fica bem fraca, leve e saudável. Não tem muita medida porque nem eu sei direito as quantidades que usei..., vai do gosto e do bom senso. Vale incrementar com couve-flor, abobrinha ou berinjela. Vai da criatividade e do "que tem na geladeira"!

Risoto de frango com tomate seco



Essa receita aconteceu por acaso. Resolvi aproveitar "pedaços" assados de coxa e sobre coxa de frango para fazer esse risotinho e ficou uma delícia!

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 2 coxas
- 2 sobre coxas
- 1/2 vidrinho de tomate seco em pedaços (1 vidro = 180g)
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 1 colher de sopa cheia de requeijão
- 3 fatias de queijo mussarela
- 1 caldo de galinha
- 2 colheres de azeite de oliva

Modo de fazer:

Dourar o alho e a cebola no azeite e logo em seguida o frango em pedaços. Acrescentar o arroz e o caldo de galinha e mexer. Colocar água aos poucos, sempre mexendo. Colocar o requeijão e as fatias de queijo, aos pedaços, aos poucos e sempre mexendo. Seguir colocando água aos poucos e ir provando para sentir o ponto do arroz. Quando estiver quase pronto o arroz, colocar os pedaços de tomate secos e misturar.

Dica!

O tomate é opcional. Mas acredito que dê um sabor mais picante ao risoto.

Ingredientes:
Almôndegas


- 500g de carne moída
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3/4 de um sache de molho vermelho Fugini (zero) - em Santiago, tem na Rede Vivo
- sal
- tempero verde a gosto

Modo de fazer:

Almôndegas:
Coloque em uma tigela funda e espaçosa a carne moída, a metade da cebola, o alho, o ovo, o sal e o tempero verde e misture tudo. Vá adicionando a farinha aos poucos para sentir o ponto, mexendo com uma colher. Depois de tudo misturado, faça bolinhas bem bonitas!

Molho:
Picar a cebola e o alho miudinho. Coloque refogar a metade da cebola e um dente de alho. Acrescente o molho vermelho e um pouco de água e deixe cozinhar. Salgue a gosto.

Ps.: Se achar necessidade de colocar mais farinha, ou se chegou ao ponto antes das cinco colheres, sem problemas. Às vezes a carne está congelada e solta mais água, precisando de um pouco mais de farinha.

Dica!

Eu cozinho as almôndegas no molho, por 20 minutos. Há quem goste de almôndegas fritas. Realmente elas ficam mais bonitas... douradas, porém, mais gordurosas! Fica a sugestão!

Risoto de queijo com requeijão

Hoje fiz esse risotinho... queria algo simples para acompanhar um franguinho grelhado que coloquei no blog essa semana. Fiz super rápido. Até porque a parte mais chata é a de picar alho e cebola... e isso eu sempre tenho bastante picado num pote na geladeira, envolvido com filme plástico e ainda dentro de um saco plástico bem fechado para não soltar cheiro.

Então:

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 3 fatias de queijo mussarela
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 caldo de galinha
- azeite de oliva
- água "tinindo" de quente

Modo de fazer:

Dourar o alho e a cebola em fogo baixo. Colocar o arroz, o caldo de galinha e mexer. Colocar a água na xícara e ir colocando uma a uma, sempre mexendo para não grudar. Aos poucos, vá colocando pedaços do queijo fatiado, sempre mexendo para derreter e misturar ao arroz. Logo, colocar o requeijão, um pouco mais de água e mexer. Ir experimentando o arroz para sentir o ponto. Quando sentir que está quase pronto, colocar o parmesão ralado. Tem que ser no fim por que o parmesão também é um queijo forte. Servir na panela, para manter quente. Melhor se for uma de ferro.

Ps.: Não coloquei sal nessa receita, pois o caldo de galinha e o requeijão já fazem isso por sim só. Mas é opcional. Para meu paladar, não precisa.

Dica!

Acompanhe com o franguinho grelhado ou uma carne vermelha. Salada verde e tomate. Simples assim!


Espaguete ao molho vermelho com mussarela de búfala


Ingredientes:

- 250g de espaguete Barila nº 7
- 1/2 cebola média picada
- 1 dente de alho
- 1 sache de molho vermelho Fugini
- bolinhas de mussarela de búfala
- sal e manjericão a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar a massa em água fervente e reservar. Refogar o alho e a cebola. Juntar o molho vermelho e ferver. Lavar a massa com água quente e colocar em um refratário. Espalhar o molho sobre a massa e juntar a mussarela de búfala. Misturar bem para derreter e soltar algumas folhas de manjericão.

Obs.: Passe uma água quente no prato antes de colocar a massa. Assim, segura por mais tempo a massa quente.

Dica!

Se quiser, pode-se refogar separadamente, iscas de filé e juntar ao molho.

Macarrão ao molho pesto


Ingredientes:

- 500kg de macarrão tipo espaguete
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 xícaras (chá) de manjericão só as folhas
- Sal a gosto

Modo de Fazer:

Cozinha a massa em uma panela com água fervente. Retire do fogo, escorra a água e reserve.
Coloque no copo do liquidificador o azeite de oliva, o parmesão, as nozes, o alho, o manjericão e o sal. Bata por 1 minuto ou até obter um pesto homogêneo. Distribua a massa quete nos pratos e cubra com pesto. Sirva em seguida.

Bolinho de bacalhau
Ingredientes:

- 500g de bacalhau seco e salgado
- 500g de batatas
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 colher de chá de sal
- salsinha e cebolinha verde a gosto (+- 2 colh.)
- pimenta a gosto
- óleo para fritar

Modo de fazer:

Prepare o bacalhau: O bacalhau seco é sempre muito salgado, por isso é necessário deixá-lo de molho em água por algumas horas, tomando o cuidado de trocar a água de hora em hora. Repita a operação em 5 horas. Por último coloque o bacalhau em uma panela funda com água até cobrí-lo e leve ao fogo para ferver por uns 5 minutos. Retire, deixe escorrer em uma peneira e esfriar e depois desfie-o com as mãos. Em uma panela ponha o azeite para esquentar. Acrescente a cebola picadinha e o alho picadinho e deixe refogar sem dourar, depois junte o bacalhau desfiado e refogue rapidamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Prepare as batatas: Descasque, pique e ponha-as em uma panela funda para cozinhar em água quente. Verifique com um garfo se estão macias e retire do fogo. Deixe-as escorrer bem numa peneira e descansar um pouco para que o excesso de água evapore e depois passe-as por um espremedor de batatas.

Prepare o bolinho: Misture então o bacalhau refogadinho, a batata espremida e a farinha de trigo. Se achar que o bolinho ficou com pouca liga, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Faça pequenas bolinhas e reserve para fritar.

Frite os bolinhos: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os bolinhos um a um, com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Se eles se partirem durante a fritura acrescente mais farinha à massa para melhorar a textura. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

Ps.: Pode-se também enrolar as bolinhas com as mãos molhadas para evitar que grudem. Para verificar se o óleo já está na temperatura adequada, ponha um palito de fósforo dentro da panela. Ele irá acender quando estiver bem quente, depois retire-o. Somente frite salgados que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo seu sabor, textura e aparência.

Dica!

Sirva os bolinhos quentinhos em um refratário enfeitado com alface e pedaços de limão. Tenha a mão azeite de oliva. Essa dupla funciona muito bem juntas!!!

Conchigliones de ricota e nozes ao molho 4 queijos


Ingredientes:

- 250g de conchigliones
- 1/2 ricota
- 3 colheres de requeijão
- queijos variados
- 1 caixa de molho quatro queijos Elegê
- 1 caixa de creme de leite Elegê
- 150g de nozes picadas

Modo de fazer:

Cozinhar a massa em água fervente, escorrer e passar rapidamente pela água da torneira. Reservar. Misturar a ricota e o requeijão até formar uma pasta mole. Rechear cada conchiglione com um pouco da pasta e colocar um pedaço de nozes sobre cada conchiglione. Colocar todos os conchigliones em um refratário que possa ser levado ao forno. Numa panela, em fogo baixo, colocar o molho quatro queijos, os pedaços de queijos que tiver na sua geladeira (cuidar o provolone e o gorgonzola, são fortes) e mexer até derreter. Desligar a panela e acrescentar o creme de leite. Despejar o molho sobre os conchigliones e levar ao forno aquecido por 20 minutos.

Dica!

Para que gosta, também pode ser feito com molho vermelho (alho, cebola e tomate) e algumas folhas pequenas de manjericão para dar aquele sabor espetacular! Salpicar com queijo ralado e levar ao forno.


Risoto de alho poró 



Ingredientes:


- 1 1/2 xícara de arroz arbóreo
- 2 talos de alho poró cortado em rodelas
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola picada
- 1/2 taça de vinho branco seco
- 1 colher de margarina
- queijo ralado
- sal
- óleo
- tempero verde
- caldo de legumes


Modo de fazer:


Refogar o alho e a cabelo no óleo. Juntar o alho poró. Acrescentar o arroz seguido do vinho. Mexer sempre para não grudar. Dissolver o caldo de legumes na água quente e ir acrescentando aos poucos, sempre mexendo. Aos poucos, vá misturando o queijo ralado, assim o arroz vai ficando com um aspecto "pegajoso" e dando sabor. Quando estiver pronto coloque a margarina para dar brilho e acrescente o tempero verde. Sirva na hora.


Ps.: Fica ótimo servir com um peixe grelhado regado com azeite de oliva.


Dica!


Arroz arbóreo não é muito fácil de achar em Santiago, as vezes tem no Mercado Central e no Bazzana. Já o alho poró, se alguém tem sorte, pode encontrar e alguma horta do vizinho... o que também não é fácil!! Outra coisa, fazendo na panela de ferro, o calor é mantido por mais tempo!!


Fettuccine com filé ao molho de queijo


Ingredientes:

- 250g de fettuccine (massa larga, de preferência caseira)
- 250g de filé picado em cubos
- 1 dente de alho
- 1/2 cebola
- tempero verde
- sal
- queijo ralado
- queijos variados
- 1 caixa de creme de leite (a partir daqui, varia conforme o que você tem)
- 1 caixa de molho 4 queijos Elegê
- 1 caixa de molho branco Elegê
- 1 pote de requeijão
Não seja louca de por tudo isso, é demais! Leia abaixo!

Molho:

Dependo do que você tem em casa. Como já citei em várias receitas anteriores, gosto muito de usar o 1 caixinha de Molho 4 Queijos da Elegê ou o olho Branco da Elegê. Mas para isso, gosto de incrementar com queijo mussarela, parmesão, gorgonzola, provolone... Tudo bem, nem sempre temos todos esses queijos em casa, então, em últimos casos, o mussarela e o parmesão quebram o galho, ou qualquer outro que você tiver. Ai, tá bom! Não tem Molho 4 Queijos nem o Molho Branco? Tudo bem usa requeijão para começar e vá incrementando com os queijos. Para dar uma suavizada, use creme de leite. Gente! Não uso medidas para isso. Com qualquer dessas opções e misturas fica bom, pode ter certeza. Comece sempre com os líquidos, com exceção do creme de leite, e vá colocando. Mas cuidado para não exagerar no queijo, pois pode ficar firme muito rápido.

Modo de fazer:

Cozinhar a massa em água fervente e escorrer, sem sal e sem óleo. Ao menos eu não uso. Dar um "choque térmico, lavando com água da torneira e sacudindo para ela ficar soltinha. Picar o alho e a cebola e refogar. Juntar a carne que pode ser picada em cubos ou em pedaços maiores, tipo pequenos medalhões. Reserve. Faça o molho, sem medo! Vai dar certo!!! Lave novamente a massa com água quente, e sirva num refratário. Coloque o molho, bastante molho sobre toda a massa, bem espalho. Finalize com o filé, o tempero verde e o queijo ralado para dar um "toque"! Fica booooooom!!

Dica!

Se necessário aquecer um pouco mais, coloque o prato pronto no microondas. Mas para isso retire o prato redondo do seu microondas e o suporte. Assim o seu refratário, provavelmente retangular, não fica batendo! Ok?!

Salada colorida


Milene, essa vai para você, que pediu uma saladinha...

Ingredientes:

- alface
- cenoura ralada crua
- brócolis refogado
- tomate cortado em pedaços ou tomate cereja cortado ao meio
- rúcula
- queijo picado em cubos ou ralado
- pão torrado com azeite de oliva e orégano
- azeite de oliva
- orégano

Modo de fazer:

Retirar a casca e cortar o pão em quatro partes iguais, pequenas e leve ao forno até dourar. Rasgue as alfaces e a rúcula em pedaços e coloque em um refratário retangular grande. Vá espalhando os outros ingredientes e misturando de leve. Por último o queijo e o pão. Regue com um pouco de azeite de oliva e uma pitada de orégano. Fica uma delícia!!

Penne a marguerita


Ingredientes:

- 250g de penne (pode ser Barilla)
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1/2 sache de molho vermelho Fugini Zero
- 2 tomates maduros
- queijo mussarela cortado em cubos
- manjericão
- sal a gosto

Modo de fazer:

Cozinhar a massa na água fervida e cuidar para que fique "al dente" e dar um choque térmico, lavando-a com água da torneira. Reservar. Refogar o alho e a cebola com um pouco de azeite de oliva. Acrescentar o molho vermelho e cozinhar por alguns minutos (se necessário, colocar um pouco de água e deixar ficar grosso novamente). Descascar os tomates, cortar em pedaços grandes e colocar no molho. Salgar a gosto. Com isso pronto, acrescentar o queijo, mas não deixar derreter totalmente. Servir a massa em um refratário, colocar o molho e finalizar com o manjericão.

Obs.: Cozinho a massa somente na água já borbulhando. Não coloco sal nem azeite. Na real, não sei o porquê dessa regra, mas eu não obedeço.


Canelone prático

Receita da Lívia
Ingredientes:

- 1 pacote de massa de pastel
- 250g de presunto
- 350g de queijo
- molho vermelho a gosto
- molho branco ou molho de queijo a gosto

Modo de fazer:

Enrolar uma fatia de queijo e presunto na massa de pastel, deixando as fatias para dentro. Cortar ao meio os rolinhos e colocar em um refratário uma camada de molho vermelho e acomodar os canelones (deixar uma pequena distancia entre eles). Fazer um molho branco tradicional e acrescenta apos creme de leite e requeijão e levar ao fogo para derreter. Cobrir os canelones com este molho, salpicar com queijo parmesão e levar para gratinar por cerco de 30 minutos em temperatura média de 200º. Pronto!!!

Obs.: O molho branco ou molho de queijo fica a critério de cada um. Normalmente uso as caixinhas da Elegê, que são gostosa e práticas. Mas sempre incremento esses molhos com pedaços de queijo, requeijão ou creme de leite. O molho vermelho também pode ser com tomate e cebola ou o molho pronto da Fugini, que é uma delícia.

Dica!

A Lívia sempre coloca pedacinhos de queijo gorgonzola, para dar um gostinho. Mas cuidado, se colocar muito pode ficar forte. Ah! Onde encontrar em Santiago? Às vezes no Bazana...

Pimentão assado
 Muito comum nas "parillas" uruguaias, o pimentão vermelho é clássico para acompanhar um "asado de tira", como eles costumam chamar a nossa costela de gado. Basta lavar bem o pimentão vermelho e sem tirar nada nem sementes, sem cortar o talo e colocar assar. Simples assim!! O pimentão cozinha internamente, ficando com um sabor suave e adocicado.

Pão com alho

  Ingredientes:

- 4 cacetinhos (pão francês)
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- orégano
- sal
- 3 colheres de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colheres de mostarda

Modo de fazer:

Picar a cebola e o alho bem miudinho. Misturar todos os ingredientes até obter um aspecto de pasta. Cortar o pão em rodelas, sem passar a faca até o final. Passar uma generosa camada da mistura entre as fatias e leve à churrasqueira para dourar.

Salada de Palmito e Abacaxi

Ingredientes:

- 1 lata de abacaxi
- 1 vidro de palmito
- 2/3 de uma caixa de creme de leite
- 1 colher cheia de maionese

Modo de fazer:

Picar o abacaxi e o palmito em cubos e escorrer o caldo. Feito isso, misturar o creme de leite e a maionese e colocar na geladeira por 30 minutos e... pronto!! Só isso! Rápido, prático e diferente! O sabor é fantástico. Parece estranha a mistura, mas vale a pena provar!
Medalhões de Filé ao Molho de Mostarda


Ingredientes:

- 1/2 filé cortado em medalhões grossos (2cm de espessura)
- 2 dentes de alho
- 1/2 caixa de creme de leite
- 6 colheres cheias de sopa de mostarda
- bacon magro
- pimenta de cheiro moída na hora
- sal
- óleo para os filés

Modo de preparo:

Temperar os medalhões com sal e alho a gosto. "Passar" os filés em uma panela com óleo até dourar dos dois lados e distribuir em um refratário retangular de vidro. Sobre os filés, colocar uma ou duas fatias finas de bacon magro (a quantidade do bacon varia conforme o gosto). Em uma tigela, misturar o creme de leite e a mostarda, para suavizar. isso também varia, pois há quem goste do molho mais forte ou mais fraco, vai de achar o ponto ideal para cada gosto. Derramar essa mistura sobre os medalhões,salpicar com pimenta de cheiro e levar ao forno médio já aquecido por 20 minutos.

Obs.: Pimenta de cheiro é aquela que vem em potinhos compridos de acrílico, que torce a ponta e ela mói na hora, no prato. Não é forte e deixa um sabor muito gostoso na comida.

Dica!

Se estiver apressado, coloque 5 minutos no microondas e mais 5 no forno, só para dourar o prato. Acompanha arroz branco e salada verde.

Escondidinho de Charque


 Ingredientes:

- 1kg de mandioca
- 1 copo de requeijão
- 1 cx de creme de leite
- 1/2kg de charque sem gordura
- 1/2 cebola média picada miúda
- 1 dente de alho
- 1 colher de manteiga
- 50g de bacon magro
- queijo ralado

Modo de prepraro:

Cozinhar a mandioca até quase se desmanchar. Ainda morna, passar as mandiocas no espremedor de batata, ou esmague muite bem com um garfo. Não pode ficar "bolotas". Misture o requeijão e o crreme de leite e reserve. O charque, cozinhar numa panela de pressão por 1 hora, até que fique em ponto de desfiar e quando pronto, lavar com água da torneira. Desfiar toda a peça de charque. Ao menos tente! Eu não consegui, então cortei em tirar super finas e compridas. Ficou legal! Feito isso, refogar na manteiga a cebola, o alho, o bacon e por último acrescentar a carne.

Montagem:

Untar um refratário de vidro e colocar uma camada fina da mistura da mandioca. No meio, todo o charque e para cobrir, o restante da mandioca finalizada com queijo ralado. Levar ao forno médio aquecido por 20 minutos. Bom apetite!!!!

Dica!

Se o charque for apenas "oreado" com poucos dias secando, (como o que o meu pai faz maravilhosamente bem) fica mais fácil de desfiar, a carne fica mais macia e não tão salgada como o charque normal.


Panquecas


Ingredientes:

- 1 ½ de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 2 ovos
- 4 colheres de óleo
- 1 pitada de sal

Recheio:

- 300g de carne moída
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 caixa de creme de leite
- Queijo fatiado
- Sal


Modo de preparo:

Massa:

Bate tudo no liquidificados. A massa deve ficar pastosa, não muito grossa. Untar uma frigideira. “Servir” a massa com um concha para facilitar e cuidar para que não fique muito grossa. Deixe dourar e reserve.

Recheio:

Refogar o alho, a cebola e a carne. Temperar. Com isso pronto, acrescentar o creme de leite com a panela desligada.

Preparo:

Sobre cada massa, colocar uma fatia de queijo bem no centro. Colocar o recheio mais próximo de uma das extremidades e enrolar. Sobre as panquecas prontas, colocar queijo ralado e levar ao forno para dourar.

Obs.: O recheio pode variar com frango também e incrementar tanto um quanto o outro com milho, ovo picado e tempero verde.

Dica!

Se tiver paciência de preparar um molho de queijo e um molho vermelho, pode-se colocar a maior parte do molho de queijo e uma parte menor de molho vermelho e levar ao forno. Normalmente eu uso um molho vermelho pronto, da Fugini.


Lasanha de brócolis e bacon



Ingredientes:

Para a massa, usar a receita das panquecas.

Recheio:

- 2 cenouras raladas
- cabecinhas de brócolis
- 150g de bacon picado
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho
- 200g de presunto
- 400g de queijo mussarela

Molho de queijo:

- 1 caixa de molho de queijo da Elegê
- ½ pote de requeijão
- variados tipos de queijos

Como fazer:

Numa panela, colocar o molho de queijo e o requeijão. Aos poucos, ir acrescentando o que tiver de queijo em casa. Mussarela, provolone, gorgonzola, parmesão... Cuidar o sabor. O provolone e o gorgonzola são fortes. O ideal é colocar poucos pedaços de cada uma. Na falta, use só mussarela.

Montagem:

Untar um prato que pode ser levado ao forno. Dispor no fundo, uma camada de massa de panqueca até cobrir tudo. Uma camada de queijo, uma de presunto, salpicar a cenoura ralada, o brócolis e o bacon refogado com a cebola e o alho. Colocar um pouco do molho e mais uma camada de queijo. Repetir tudo até cobrir com uma última cama da de panqueca. Ainda, sobre essa última camada, colocar mais uma de queijo fatiado e cobrir com o restante do molho de queijo. Salpicar com queijo ralado (pode ser o parmesão). Levar ao forno aquecido por 20 minutos, ou até dourar.

Obs.: Fiz esse recheio, certo dia que não tinha em casa frango nem carne... Como encasquetei que queria comer lasanha, fui colocando tudo que imaginava que ficaria bom e deu certo!!


Macarrão com frango e ervilhas



Ingredientes:

- ervilhas graúdas
- 300g de frango desfiado
- 250g de pene (grano duro)
- 150g de presunto picado em tiras finas
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola picada
- 1 caixa de creme de leite

Preparo:

Cozinhar a massa e reservar. Cuidar para não passar do tempo, pois sendo grano duro, a idéia é ficar um pouco firme, mas não muito!
Refogar o alho, a cebola e o presunto. Acrescentar o frango e as ervilhas. Por último o creme de leite, desligando logo a panela. Mexer sempre, misturando tudo. Com a massa já escorrida, misturar tudo e servir num prato redondo. Levar ao microondas e aquecer mais uns minutos. Servir bem quente acompanhado de um bom vinho tinto.

Dica!

Na falta, também já substitui o creme de leite pela minha caixinha amiga de molho quatro queijos ou molho branco da Elegê. Em últimos casos, o requeijão também serve, pois sempre tem na geladeira. Ok?!

Massa de pizza



Ingredientes:

- 5 xícaras (chá) de Farinha de trigo
- 50 g de fermento para pão
- 1/2 xícara (chá) de água morna
- 1/2 xícara (café) de banha derretida
- 1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:


Misturar a água morna, o fermento, a banha e o sal. Dissolver bem, juntar a farinha e misturar até obter uma massa lisa e elástica. Fazer bolas e deixar crescer, coberta com um pano por 45 minutos.


Recheio base: Sobre o disco já aberto na expessura de 3 milímetros, passar azeite de oliva por toda a superfície. Sobre o azeite, espalhar 3 colheres de molho de tomates.
Dica!

Sovar o mínimo possível a massa, para não ficar com cara de pão.
Matambre a la pizza



Ingredientes:

- 2kg de matambre
- ½kg de tomate picado
- 4 dentes de alho
- 2 cebolas picadas
- 1 pedaço de pimentão verde picado
- 1 pedaço de pimentão vermelho picado
- 1 pedaço de pimentão amarelo picado
- azeite de oliva
- orégano
- sal
- 300g de presunto
- 300g de queijo fatiado
- Salsinha e cebolinha verde

Modo de preparo:

Cozinhar o matambre com água e sal em panela de pressão para ficar macio. Em uma tigela, misturar o alho, a cebola, os pimentões, o azeite de oliva, sal e o tempero verde. Colocar o matambre em uma forma (ou em duas). Despejar o molho sobre o matambre, forçando para baixo, pois com o cozimento ele tende a levantar. Levar ao forno quente por 15 minutos. Retirar e colocar as fatias de presunto, as fatias de queijo e finalizar com orégano. Deixe dourar o queijo e servir bem quente.

Dica!

Os temperos variam. Fica opcional os pimentões, o alho... mas com tudo isso junto, fica “BOMDIMAIS”!!!!
Risoto de tomate pelado


Receita de Mauro Minuzzi
Ingredientes:

- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de manteiga
- 1 lata de tomate pelado picado em pedaços (tirar a ponta)
- ½ taça de vinho branco seco
- 1 caldo de galinha
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 3 folhas de manjericão
- mussarela de búfala em bolinhas pequenas
- água fervente

Modo de preparo:

Refogar a cebola e o alho na manteiga. Juntar o tomate pelado, o caldo de galinha e ferver até se desmanchar. Colocar o arroz e mexer sempre. Colocar o vinho sem para de mexer. Ir colocando aos poucos a água e mexendo. Toda vez que secar, colocar mais um pouco de água (tipo uma xícara de cada vez). Ir provando o arroz até chegar ao ponto de servir. Não para de mexer nunca, pois o arroz arbóreo gruda no fundo e queima. Quando estiver pronto, acrescentar a mussarela de búfala e o manjericão. Tampar e servir em seguida.

Dica!

O ideal é fazer na panela de ferro e servir nela mesmo, pois o ferro consegue manter o calor e a comida quente por mais tempo.

Conchigliones


Receita do Cgioda

Ingredientes:

- 250g de conchigliones
- 200g de frango desfiado
- 150g de ricota esmagada
- 1/2 pote de requeijão
- 100g de queijo ralado
- 150g de tomate seco
- 100g de queijo fatiado
- noz moscada
- pimenta
- sal

Molho:

- 1 pacote de molho vermelho fugini
- 1 caixa de molho quatro queijos ou molho branco Elegê

Modo de preparo:

Cozinhar a massa e reservar. Misturar o frango, a ricota, o queijo ralado, o requeijão, o sal e os temperos. Rechear todos os conchigliones, um a um, com essa pasta formada pelos ingredientes e colocar em um refratário. Colocar um pedaço de queijo fatiado sobre cada conchiglione recheado. Sobre o queijo, colocar um pedaço de tomate seco. Para finalizar, derramar levemente o molho vermelho sobre todos os conchigliones e por último o molho de queijo. Levar ao forno aquecido por 30 minutos ou até ferver os molhos. Servir quente acompanhado de vinho tinto e uma salada de brócolis.

Dica!

Naturalmente que o recheio pode variar. Fica ótimo com ricota e nozes; presunto parma e tomate seco; abobrinha com creme de amendoiom... vale a criatividade!
Rocambole de carne


Ingredientes:

- 1/2kg de carne moída
- 1/2 pacote de creme de cebola
- 1 cebola picada miúda
- 1 dente de alho
- 150g de mussarela
- 150 de presunto
- 1 ovo
- 2 colheres de requeijão
- Sal

Modo de fazer:

Misturar bem a carne, o ovo, a cebola, o alho, o sal e o creme de cebola. Colocar a mistura sobre um filme plástico de forma retangular. Espalhar o requeijão sobre a carne, colocar o queijo fatiado, o presunto e delicadamente começar a enrolar, apertando e enrolando até o final. Antes de terminar o filme, passe o rocambole para o prato de vidro retangular e termine de enrolar ja no prato untado com azeite de oliva. Vale "apertar" com as mãos, já no prato para finalizar melhor o formato. Levar ao forno por, no mínimo, 1 hora. Se tiver pressa, colocar uns 25 minutos no forno elétrico e finalize com mais 10 a 15 minutos no microondas. Tem que ser nessa ordem - forno e depois microondas - pois o formo vai ajudar a firmar a carne. No micro, ele cozinha muito rápido e pode desmoronar.