Bolos


Bolo de Iogurte

Receta enviada por Verônica Carloto

Ingredientes:

- 4 ovos
- 1 copo ou 2ooml de iogurte natural
- 2 medidas do mesmo copo de açúcar refinado
-1 pitada de sal
- 1/2 medida do copo de óleo
- 2 medidas do copo de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de coco ralado seco

Preparo:

Bater tudo no liquidificador e assar em forma de buraco no meio untada. Depois de assado, passar em cima margarina e polvilhar açúcar com canela ainda quente.

Dica!

Pode-se colocar no meio da massa um pouco de goiabada em pedacinhos. Fica muito gostoso porque ao cortar o bolo os pedacinhos ficam derretidos. Ótimo para uma tarde de chá nesse inverno. Pode fazer esse bolo com a qualhada síria ou o iogurte natural.



Bolo de Milho


Receita de Mamãe
Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de milho
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de margarina
- 2 colheres de sopa de Royal
- 1 vidro de leite de coco
- 1 pacote de coco ralado
- 4 ovos

Modo de preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas, o açúcar e a manteiga. Juntar a farinha de milho e aos poucos a farinha de trigo. Colocar o leite de coco e o Royal. Com a batedeira desligada, colocar o coco ralado, as claras em neve e misturar com uma espátula de silicone. Com o forno aquecido, assas numa forma untada com margarina.

Obs.: Essa receita é da minha mãe. Não sei de onde ela tirou, mas fica divina. Eu mesma tinha um certo horror ao bolo de milho. Sempre achei pesado e com um aspecto abatumado. Mas esse... é de “comer de joelhos!”

Dica!

Fica bonito assar num prato de vidro transparente e quando estiver pouco, colocar um pouco de coco ralado por cima. Fica lindo!


Nega maluca


Receita da minha cunhada Amalia


Ingredientes:

- 3 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de Royal

Preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Bater o óleo, o açúcar, as gemas, o chocolate em pó e acrescentar a farinha aos poucos, por último o Royal. Misturar com uma colher as claras em neve e assar em forno aquecido em temperatura média por aproximadamente 45 minutos.

Cobertura:

A cobertura pode variar de acordo com o gosto de cada um, mas tem uma que dispensa comentários

Ingredientes:

- ½ barra de chocolate ao leite
- ½ barra de chocolate meio amargo
- 1 caixa de creme de leite

Preparo:

Quebrar o chocolate em pedaços pequenos num recipiente fundo e levar ao microondas para derreter. O tempo a ser utilizada deve ser de 30 em 30 segundos. Cada vez, ao tirar do microondas, tentar mexer para ver como está o chocolate. Cuidar para não passar do ponto e queimar o chocolate. Quando estiver bem derretido, colocar o creme de leite e misturar bem até sumir todo o creme de leite. A impressão é de que o creme ficará mais escuro. Ainda morno, derramar sobre o bolo e espalhar uniformemente.

Dica!

É legal fazer vários furos com um garfo em toda a extensão do bolo, pois a cobertura penetra nesses furos e ao servir, ficam pequenos pedaços dentro do bolo. Acho mais interessante fazer num prato retangular do que em outros em formato de forma de pudim. Assim pode ser servido no próprio prato sem o risco de quebrar o bolo ao desenformar. Raspar chocolate meio amargo sobre o bolo paa enfeitar.


Bolo formigueiro


Ingredientes:

- 200g de margarina
- 2 xícaras de açúcar
- 1 vidro de leite de coco
- 4 ovos
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 pacote de coco ralado
- 180g de chocolate granulado
- 1 colher de Royal

Preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Bater a margarina, o açúcar, as gemas, o leite de coco, a farinha e o Royal, nessa ordem. Com a batedeira desligada, acrescentar as claras em neve, o coco ralado e o chocolate granulado. Com o forno aquecido, assar em temperatura média por aproximadamente 35 minutos.

Dica!

Pode-se também, fazer uma cobertura com massa de brigadeiro ou a cobertura sugerida na Nega Maluca (receita anterior).


Bolo de banana


Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1 ovo
- 2 colheres de margarina
- 1 colher de Royal
- 1 pitada de sal
- 4 bananas nanicas
- Canela em pó e açúcar para polvilhar

Modo de preparo:

Bater a margarina, o açúcar, o ovo, o leite a farinha, o sal e o Royal. Cortar as bananas em tiras e colocar uma ao lado da outra até cobrir toda a massa. Polvilhar com canela e açúcar previamente misturados e com o forno aquecido, assar em temperatura média por aproximadamente 35 minutos.