segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Almocinho light!!

Omelete, salada e suco... light, mas enche.


Omelete

- 1 ovo
- 1 fatia de presunto
- 1 fatia de queijo
- 1/4 de tomate 
- orégano
- azeite de oliva
- alho e cebola picado a gosto

Bater o ovo com um garfo até misturar a clara e a gema. Picar o presunto, o queijo, o tomate e juntar com o ovo. Acrescentar orégano. Se quiser, usar sal, eu não uso. Fica bom! Untar uma frigideira com um guardanapo e azeite de oliva. Refogar o alho e a cebola até dourar (a quantia é a gosto também). Largar a mistura sobre o alho e a cebola, e deixar em fogo baixo até secar. Cuidar para não queimar. Quando estiver com o fundo dourado e a parte de cima aparentemente firme, dobrar no meio e pressionar com uma escumadeira. Virar e pronto! 

Para acompanhar:

- folhas de alface cortada em tiras
- folhas de rúcula cortada em tiras
- cenoura ralada crua
- beterraba ralada crua
- croutons (pão de sanduíche, sem casca, cortado em quadradinhos pequenos, com azeite de oliva, orégano e queijo ralado, levado ao forno até dourar).
Misturar levemente, com as mãos e temperar com azeite de oliva, óleo de coco ou, para quem gosta - que não é o meu caso -, com vinagre. Prefiro não usar sal também. Não me faz falta. Nem na salada, nem no omelete. Assim como, na batida, não uso açúcar nem adoçante.

Suco que passa por batida:

- 1 fatia de mamão
- 1 banana
- 1 colher de linhaça dourada
- 1 colher de quinoa em flocos
- 1 colher de sopa de óleo de coco (aham, no suco! não fica gosto nenhum, mas pode-se usar na salada)

Bater tudo no liquidificador. Bater bastante até moer tudo! De manhã, geralmente acrescento no suco, um pouco de gengibre e uma folha de couve (aquela couve que a gente faz refogada para comer com feijoada). A batida fica linda!!! Verdona! E muito saudável. A couve ajuda a não reter líquido e como tem fibras, faz bem ao intestino! Vale a pena provar!


Pronto!!! 

Um comentário: