domingo, 1 de maio de 2011

Risoto de queijo e requeijão


Hoje fiz esse risotinho... queria algo simples para acompanhar um franguinho grelhado que coloquei no blog essa semana. Fiz super rápido. Até porque a parte mais chata é a de picar alho e cebola... e isso eu sempre tenho bastante picado num pote na geladeira, envolvido com filme plástico e ainda dentro de um saco plástico bem fechado para não soltar cheiro.

Então:

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho
- 3 fatias de queijo mussarela
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 caldo de galinha
- azeite de oliva
- água "tinindo" de quente

Modo de fazer:

Dourar o alho e a cebola em fogo baixo. Colocar o arroz, o caldo de galinha e mexer. Colocar a água na xícara e ir colocando uma a uma, sempre mexendo para não grudar. Aos poucos, vá colocando pedaços do queijo fatiado, sempre mexendo para derreter e misturar ao arroz. Logo, colocar o requeijão, um pouco mais de água e mexer. Ir experimentando o arroz para sentir o ponto. Quando sentir que está quase pronto, colocar o parmesão ralado. Tem que ser no fim por que o parmesão também é um queijo forte. Servir na panela, para manter quente. Melhor se for uma de ferro.

Ps.: Não coloquei sal nessa receita, pois o caldo de galinha e o requeijão já fazem isso por sim só. Mas é opcional. Para meu paladar, não precisa.

Dica!

Acompanhe com o franguinho grelhado ou uma carne vermelha. Salada verde e tomate. Simples assim!

3 comentários:

  1. Dá uma regadinha com óleo de soja, ou outro qualquer, na cebola e alho cortados! Vai aumentar a vida útil e não deixará oxidar tão rápido (sabe aquele cheiro ocre, lembra amargor??).
    Lindo o teu risoto!!!
    Bom domingo procês!
    Abraços,
    Rodrigo Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Olá! gostei da receita, só que faltou dizer quantidade do requeijão..

    obg

    ResponderExcluir