quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas...

Ontem fui à Santa Maria, e numa passadinha no Big peguei umas pizzas da marca Dr. Oetker, Ristorante. Gostei muito! A massa é super fina, mas o diâmetro é um pouco menor que as da Batavo, Perdigão, Sadia... Mas vale a pena!! Achei uma delícia, em casos de emergência... hehe!

Hoje fiz uma nega mauca. Ficou linda!!!! Coloquei uma cobertura de ganache e raspas de chocolate. Esqueci de tirar foto, leve para uma amiga ao devolver um prato dela. Espero que tenha ficado, pois ficou linda!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chocolate quente com marshmallow

Espero que minhas fotos melhore com o tempo...

Ingredientes:

Chocolate quente:

- 1/2 litro de leite
- 1/2 caixa de leite condensado (mais que isso fica doooooce...)
- 2 caixas de creme de leite
- 3 colheres cheias de sopa de chocolate em pó (não nescau nem toddy)
- 1 colher cheia de café maizena dissolvida em um pouquinho de leite
- 3 gemas
- canela em pó

Modo de fazer:

Bater no liquidificador as gemas, o leite, o leite condensado e o chocolate em pó e colocar em uma panela em fogo médio. Depois de quente, acrescentar a maizena e continuar mexendo até engrossar. Cuidar o ponto para que fique um caldo grosso a ponto de servir. Com a panela desligada, colocar o creme de leite e mexer para o chocolate ficar cremoso.

Marshmallow:

- 3 claras
- pouco mais de 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água

Modo de fazer:

Bater as claras em neve enquanto faz o preparo para o chocolate. Colocar em outra panela o açúcar e a água. Mexer só no início e deixar a ponto de fio. Com a batedeira ligada e as claras já em neve, colocar essa calda quente e continuar batendo. Vá observando que se transformará em um bonito marshmallow.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Patê de atum com ricota


Ingredientes:

- 1/2 lata de atum sólido em água
- 1/2 ricota
- 3 colheres de sopa de requeijão light
- 1 colher de café de azeite de oliva
- tempeiro verde a gosto

Modo de fazer:

Esmagar a ricota e o atum em um recipiente fundo. Juntar os outros ingredientes e misturar tudo.

Ps.: É uma ótima fonte de ômega 3, para que não tem o hábito de comer peixes.

Dica!

Servir com torradinhas.

domingo, 19 de junho de 2011

Risoto de presunto parma com champignon


Ingredientes:

- 1 xícara de café de arroz arbóreo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100g de presunto parma cortado em tirinhas (não achei em Santiago, como dura bastante tempo, comprei no Zaffari em Poa...)
- 150g de champignon (cortado em fatias ou inteiro)
- 1 caldo de legumes
- água fervente
- azeite de oliva
- queijo ralado (+ ou - 100g)

Modo de fazer:

Dourar o alho e a cebola no azeite de oliva. Acrescentar o arroz arbóreo e o caldo de legumes. Mexer sempre. Logo acrescentar, aos poucos, a água quente, sempre mexendo. De vez em quando, soltar aos pouquinhos, o queijo ralado. Colocar água e mexer até o arroz ficar "quase" no ponto. Neste momento, juntar o presunto parma e o champignon. Mexer para misturar e finalizar.

Dica!

Fica gostoso também com tomates secos, eu não coloquei por opção, mas da uma "quebrada" no salgado. Outra coisa, o presunto parma já é salgado, então cuidado! Lave ele em água corrente fria e não coloque sal na panela, ou ficará salgado demais. Salpique pimenta moída na hora e azeite de oliva.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Banana com doce de leite


Ingredientes:

- 3 bananas nanicas
- 1 colher de café de manteiga
- doce de leite a gosto
- canela em pó a gosto

Modo de fazer:

Cortar as bananas em rodelas e "fritar" em uma frigideira aquecida com a manteiga. Virar as bananas dos dois lados algumas vezes. Pode-se notar que ficarão mais amarelas, não deixar grudar. Servir as bananas em dois pratos separados e colocar o doce de leite. Levar ao microondas por 30 segundos e salpicar canela. Servir quente. Muito bom! Muito bom!!!!

Dica!

Outra opção é aquecer separadamente o doce de leite no micro e derramar sobre as bananas, fica mais bonito. Servir da mesma forma com canela.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Steak au poivre com pappardelle - Bife com pimenta e macarrão


Ingredientes:

- 6 filés cortado em bifes com +/- 2,5cm de altura
- Sal a gosto
- Pimenta moída na hora a gosto
- 400g de massa do tipo pappardelle
- óleo

Molho:

- 60g de manteiga
- 2 colheres de chá de farinha de trigo
- Pimenta moída na hora
- 1/2 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 1/2 xícara de água fervente
- 3 colheres de café de creme de leite fresco
- Sal a gosto

Modo de fazer:

Em uma tigela, tempere os bifes com sal e pimenta, pressionando-os sobre os temperos dos dois lados. Reserve. Em uma panela, cozinhe o macarrão com bastante água fervente temperada com sal. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os bifes dos dois lados, até que dourem. Transfira para uma assadeira e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, por 6 minutos. Escorra o macarrão e reserve. Na mesma frigideira, derreta uma colher de café de manteiga. Junte a farinha de trigo e frite, mexendo sempre, por cerca de 30 segundos ou até dourar. Acrescente a pimenta, 1 xícara do caldo de carne e o creme de leite. Cozinhe por alguns minutos, sem deixar ferver, até obter um molho fino. Verificque o sal e reserve. Em uma frigideira grande (tem que ser grande!), derreta a manteiga restante e frite o macarrão. Monte nos pratos o macarrão (pappardelle) com o filé e o molho. Moer a pimenta sobre o prato e enfeitar com sálvia ou cheiro verde.

Ps.: Fiz hoje, ficou MARA!!! Não é forte e muito fácil de fazer, apesar do nome francês.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Omelete


Ingredientes:

- 5 ovos
- 3 fatias de presuntos
- 3 fatias de queijo
- 1/2 caixa de creme de leite
- 1/3 de ricota
- Sal a gosto
- Pimenta de cheiro a gosto

Modo de preparo:

Bater com um garfo os ovos em um recipiente fundo. Misturar o creme de leite, a ricota esmagada com um garfo, o sal, a pimenta. Picar em fatias finas o presunto e o queijo e juntar ao recipiente com os outros ingredientes. Colocar um fio de azeite de oliva na frigideira em fogo baixo, colocar aos poucos o líquido grosso formado pelos ingredientes. Deixar fritar levemente sem virar. Tampar um pouco fazendo com que a parte superior da omelete cozinhe. Quando estiver desgrudando do fundo, "dobrar" ao meio e apertar levemente.

Dica!

Pode ser servido com uma salada verde (alface, rúcula e brócolis) e tomate. Fica perfect!! Rende 5 omoletes finos, tipo panqueca.