segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Almocinho light!!

Omelete, salada e suco... light, mas enche.


Omelete

- 1 ovo
- 1 fatia de presunto
- 1 fatia de queijo
- 1/4 de tomate 
- orégano
- azeite de oliva
- alho e cebola picado a gosto

Bater o ovo com um garfo até misturar a clara e a gema. Picar o presunto, o queijo, o tomate e juntar com o ovo. Acrescentar orégano. Se quiser, usar sal, eu não uso. Fica bom! Untar uma frigideira com um guardanapo e azeite de oliva. Refogar o alho e a cebola até dourar (a quantia é a gosto também). Largar a mistura sobre o alho e a cebola, e deixar em fogo baixo até secar. Cuidar para não queimar. Quando estiver com o fundo dourado e a parte de cima aparentemente firme, dobrar no meio e pressionar com uma escumadeira. Virar e pronto! 

Para acompanhar:

- folhas de alface cortada em tiras
- folhas de rúcula cortada em tiras
- cenoura ralada crua
- beterraba ralada crua
- croutons (pão de sanduíche, sem casca, cortado em quadradinhos pequenos, com azeite de oliva, orégano e queijo ralado, levado ao forno até dourar).
Misturar levemente, com as mãos e temperar com azeite de oliva, óleo de coco ou, para quem gosta - que não é o meu caso -, com vinagre. Prefiro não usar sal também. Não me faz falta. Nem na salada, nem no omelete. Assim como, na batida, não uso açúcar nem adoçante.

Suco que passa por batida:

- 1 fatia de mamão
- 1 banana
- 1 colher de linhaça dourada
- 1 colher de quinoa em flocos
- 1 colher de sopa de óleo de coco (aham, no suco! não fica gosto nenhum, mas pode-se usar na salada)

Bater tudo no liquidificador. Bater bastante até moer tudo! De manhã, geralmente acrescento no suco, um pouco de gengibre e uma folha de couve (aquela couve que a gente faz refogada para comer com feijoada). A batida fica linda!!! Verdona! E muito saudável. A couve ajuda a não reter líquido e como tem fibras, faz bem ao intestino! Vale a pena provar!


Pronto!!! 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Semana passada me deu um ataque... uma vontade louca de cozinhar. Tive que me conter, mas acabei fazendo umas coisinhas, simples, mas deliciosas... aos poucos vou colocando as receitas.

Vai aí um delicioso sanduíche quente. Em outra oportunidade, já tinha colocado uma receita dessas, mas fiz um pouco diferente, para variar. E dessa vez, acompanhado de uma saudável saladinha...

Sanduíche quente



- 8 fatias de pão de sanduíche
- 300g de queijo mussarela
- 200g de presunto
- Molho Branco ou Molho de Queijo
- Molho Vermelho
- Azeite de oliva
- Orégano
- Queijo ralado

Para acompanhar:

- Folhas de alface
- Rúcula
- Tomate cereja
- Azeite de Oliva

Modo de preparo:

Primeira coisa a fazer: pré-aquecer o forno a 220 graus (não achei a bolinha dos graus...). Bom, untar um refratário retangular com azeite de oliva. Retirar as bordas de cada pão e colocar uma camada sobre o refratário. Logo, uma camada do queijo, seguido de uma camada de presunto e outra de queijo. Colocar mais uma camada de pão e finalizar as camadas com mais uma camada de queijo. Espalhar, levemente o molho branco (ou de queijo) sobre a última camada de queijo fatiado. Cuidar para que o molho entre nas laterais, mas não muito. Sobre o meio, colocar o molho vermelho. Salpicar com orégano, queijo ralado e levar ao forno. O tempo varia de forno para forno, mas cuide até dourar e o molho que caiu nas laterais, ferver. Como diz o Michel Teló, "DILÍCIA, DILÍCIA!"

Dica:

Nesse caso, usei um sachê de Molho Quatro Queijos da Fugini. Nunca tinha usado, mas achei bom. Não parece tão artificial, apesar de eu preferir preparar o molho de queijo na panela... Da mesma forma, usei um molho para Pizza, da Fugini. Mas só uso desses artifícios prontos quando estou com mais pressa e não dá tempo de fazer um molho gostoso com alho, cebola e tomate.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Oi pessoal....

Depois de um tempo "afastada" do blog, aos poucos quero colocar mais receitas conforme venho prometendo.
Quando parei de postar, fui viajar e na volta, decidi EMAGRECER!!!! Nesse tempo, eliminei 8Kg.... claro né, parei de cozinhar, de fazer comidas calóricas, com muito carboidrato e doces... Além disso, aumentei minha prática de exercícios físicos para, praticamente, todos os dias, aumentei o consumo de frutas, sucos e alimentos mais leves, em geral. Fiz dietas malucas, que me ajudaram a perder peso, mas com a prática de exercício, consegui manter, o que é mais importante para não engordar novamente. Milagres não existem, né!!! Hoje, não me privo de comer nada que gosto, mas tenho a consciência de que tenho que praticar o dobro...
Bom... não foi difícil só controlar a gula, mas a VONTADE de cozinhar. Tem dias, que sinto muuuuuita vontade de cozinhar, só que cozinhando, eu tenho "coisas" na minha geladeira... aí fica bem mais difícil de resistir.

Vou recomeçar aqui, com uma receita não muito leve... FEIJÃO TROPEIRO!
De origem mineira, o Feijão Tropeiro tem esse nome porque homens guiavam animais para carregar mercadorias no lombo de cavalos ou burros e misturavam farinha de mandioca ao feijão, que acabou ficando conhecido pelo feijão feito pelos tropeiros.

Então, segue abaixo a receita e dica: se fizer no jantar, faça cedo para ter tempo de digerir bem antes de dormir... ou pode ficar pesado!

Feijão Tropeiro



- 500g de feijão
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 2 linguicinhas calabresa
- 1/2 xícara de farinha de mandioca (prefiro torrada, mas a receita tradicional não é)
- 3 ovos
- bacon
- tempero verde
- sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe previamente o feijão e reserve. Retire o excesso de gordura e frite o bacon e a calabresa. Adicione o alho e a cebola e deixe dourar. Adicione os ovos e mexa com delicadeza! Adicione os grãos do feijão e reserve o caldo, se necessário, vá adicionando aos pouquinhos, mas bem pouquinho de cada vez. Sal. Coloque a farinha de mandioca e o tempero verde a gosto. Cuidado! Se a quantidade de farinha for exagerada, adicione um pouco mais de caldo e mexa devagar. Aprecie com moderação! ;)

Bom apetite!!!